Postado por

Busca do Equilíbrio

Print Friendly, PDF & Email

Uma Visão Terapêutica Holística

De Vera Pedrosa  (verapedrosa@terra.com.br) – Abril/2007

INTRODUÇÃO

A Busca e o Encontro.

O equilíbrio está dentro e não fora. O equilíbrio não é um estado definitivo, estanque. O equilíbrio é dinâmico. Exige vigilância constante para não se perder.

Fica mais fácil controlar se entendermos como uma faixa e não como um ponto. A faixa de equilíbrio tem um limite para cima e para baixo, para a esquerda e para a direita, positivo e negativo.

Então o equilíbrio está na neutralidade – nem uma coisa nem outra, podendo ser um pouco cada lado, mas sem permanecer nele.

Assim como o equilíbrio, a neutralidade não é um ponto, mas uma freqüência, e nesta freqüência você tem vários pontos. Como a freqüência AM e FM do rádio. 
 

UMA VISÃO HOLÍSTICA

Holístico vem de HOLOS, um radical grego que significa todo. Então uma visão holística é uma visão do indivíduo como um todo. Assim, o que o agente holístico faz vai beneficiar a pessoa em todos os níveis: equilíbrio do corpo físico, do corpo emocional e do corpo mental. E por outro lado, existem inúmeros métodos terapêuticos que vão levar a este equilíbrio a partir do mental, do emocional ou do físico.

Temos também um corpo energético, muito sutil. Algumas pessoas conseguem vê-lo. Hoje podemos inclusive fotografá-lo.

Então dentro de uma visão holística precisamos incluir o corpo energético. O corpo energético, por ser mais sutil, interpenetra os demais corpos, as outras dimensões do ser humano. Ele guarda informações que afetam os demais corpos. Através dele podemos encontrar e manter o equilíbrio. 
 

CORPO FÍSICO

O equilíbrio do corpo físico exige algumas poucas medidas por parte das pessoas. O próprio organismo tem uma mente “sub-consciente” que mantém este equilíbrio quando adotamos essas providências: 
    alimentação adequada 
    atividade física regular 
    peso proporcional à altura 
    aceitação e respeito pelos limites do corpo físico.

Por outro lado, quando o desequilíbrio acontece, é necessário procurar ajuda de profissionais qualificados para que o equilíbrio seja restaurado. A ciência nos fornece uma gama de profissões especializadas em saúde do corpo físico: Médicos, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Professores de Educação Física, Profissionais e Técnicos de diferentes outras áreas.

AGORA: Aproveite e acalme o corpo físico. Use a respiração para isso. Observe sua respiração alimentando e reciclando seu corpo físico.

Enquanto faz isso por alguns minutos, repita mentalmente: MEU CORPO FÍSICO ESTÁ EM PAZ. 
 

CORPO EMOCIONAL

A vigilância do corpo emocional precisa ser constante, tanto na interação com outras pessoas quanto na interação com o nosso mundo interior. Nossas lembranças, nossas expectativas, nossos medos e ilusões podem causar tantos e tão grandes estragos no corpo emocional quanto a ação de outras pessoas.

Nosso corpo emocional, à semelhança do corpo físico, tem um sistema próprio de defesa, de imunização. Em função dele, podemos evitar pensamentos, palavras e ações nocivas ao corpo emocional.

Há algumas providências simples que podem nos ajudar conquista e manutenção do equilíbrio do corpo emocional:

    – Alimentação adequada – cuidado com as emoções que absorve e com as que gera. 
    – Desenvolver o autoconhecimento. 
    – Lembrar que as emoções extremas provocam o desequilíbrio, ter consciência de suas        palavras e ação frente a essas emoções.

Quando o equilíbrio do corpo emocional é abalado, há exercícios energéticos que podem ajudar, mas é fundamental a participação de profissionais voltados para algum trabalho de equilíbrio e harmonização emocional.

AGORA: Aproveite e acalme o corpo emocional. Use a respiração para isso. Observe sua respiração alimentando e reciclando seu corpo emocional.

Enquanto faz isso por alguns minutos, repita mentalmente: MEU CORPO EMOCIONAL ESTÁ EM PAZ. 
 

CORPO MENTAL

Alimentação adequada – cuidado com o que absorve com o que gera. Há filmes, leituras, programas de TV e rádio, pensamentos e crenças que fazem mal, como comidas podem fazer mal.

Acredite: você é um ser de luz na experiência de um corpo físico e de um corpo emocional. Só acredite no que possa reforçar esta idéia – você é um ser de luz. E a luz é a consciência do amor.

Assim só se identifique com a luz – tudo mais é passageiro, é inerente ao estado transitório da experiência terrena.

Algumas lembranças fazem muito mal. Olhe para a experiência passada, diga para ela: Você já passou. Só vai me afetar se eu permitir. Se na experiência passada há algo muito desagradável, perdoe quem causou. Aliás, esqueça. Às vezes é difícil perdoar, então esqueça.

Também algumas expectativas fazem muito mal. Não se identifique com experiências futuras. Elas não existem e só podem afetar a sua vida se você permitir.

Muito cuidado com qualquer idéia que torne você diferente das outras pessoas. Seja para melhor ou pior, não se identifique com esta idéia. Não se preocupe – diga para você mesmo: “Não estou nem aí”.

Lembre-se: a fonte do equilíbrio está em você.

AGORA: Aproveite e acalme sua mente. Use a respiração para isso. Observe sua respiração alimentando e reciclando seu corpo mental.

Enquanto faz isso por alguns minutos, repita mentalmente: MINHA MENTE ESTÁ EM PAZ. 
 

CORPO ENERGÉTICO

Finalmente o corpo energético. Há métodos e técnicas terapêuticas que trabalham diretamente o corpo energético, com a intenção de equilibrar os demais corpos.

Mesmo quando se está fazendo um tratamento diretamente no corpo físico, no emocional ou no mental, é importante também cuidar do corpo energético.

Algumas vezes cuida-se dos sintomas, mas a energia continua doente. Então é melhor cuidar também da energia. 
  
    Cuidado com os ambientes que freqüenta. 
    Observe as pessoas que rodeiam você. 
    Observe a sua casa, seu quarto. 
    Observe seu local de trabalho, sua mesa. 
    Conserve seus chakras limpos e alinhados.

AGORA: Imagine seu corpo energético. Imagine uma chuveirada de luz verde limpando seu corpo energético. Deixe a chuveirada caindo por alguns instantes. Visualize seu corpo energético brilhando. Sorria.

Translate »